A Arte é Bela. Bela é a Arte


 

Pare. Respire. Sinta. Veja. Ouça. 

Sentiu aquele alívio? 

É sobre isso, o que a arte tem a oferecer.

Entre tantas faces, uma delas é a curativa.

Me peguei lembrando de um episódio da série House M.D. 

Para quem não lembra, eram várias histórias de uma clínica médica, dos pacientes e dos próprios médicos. 

O Dr. House era o mais rabugento. Para não dizer insuportável. Ele mesmo tinha um problema físico, sentia dor o tempo todo e vivia medicado.

No primeiro episódio da sexta temporada de 2009 (esse foi o que eu lembrei), ele vai parar em uma clínica psiquiátrica, como interno mesmo.

A ala estava um caos. 

Todos os pacientes estavam fora de controle.

Entre eles, havia uma musicista. Ela tocava violoncelo.

Mas, ela não lembrava quem era, até que outro paciente a presenteou com uma caixinha de música. 

A cena seguinte, tem apenas 1 minuto e 42 segundos. Ela aparece no meio da sala, sentada com o seu cello, outros pacientes e médicos ao redor, e ela começa a tocar: Bach - Cello Suite No.1 em G Maior. Prelúdio.

Todos em silêncio. A câmera começa a rodar mostrando o rosto e as reações de alguns pacientes sorrindo e os médicos chorando.

Aquele pequeno instante de conforto, para todos, transportados para outra dimensão.

Do outro lado da tela, eu estava em prantos. Pois eu entrei na cena com eles.

Pensei nas vidas viradas de cabeça para baixo, das confusões do dia a dia, do esforço que fazemos para não colapsar.

A arte tem esse poder de transformação. É como tirar um fardo das costas. É se sentir mais leve e até esperançoso com a vida e o futuro.

A Arte é bela. Bela é a Arte.

Feliz Dia Mundial da Arte!


Escola de Belas Artes Heitor de Lemos

Uma homenagem ao aniversário de 103 anos, escrita pelo Professor Leonardo Soldera. 


"No coração de Rio Grande, pulsa há mais de um século um templo da arte, do talento e da criatividade. No dia 1º de abril de 1922, nasceu a Escola de Belas Artes Heitor de Lemos, uma instituição que, ao longo de 103 anos, tem sido a guardiã da cultura, formando artistas brilhantes e transformando vidas.

Mais do que uma escola, a Heitor de Lemos é um patrimônio vivo, um espaço onde a música, as artes visuais, o teatro e a dança se encontram para dar voz à alma do povo riogradino. Com cursos gratuitos e acessíveis a todos, essa escola pública é um farol de oportunidades, guiado por professores e profissionais competentes, apaixonados pelo que fazem. Cada aluno que passa por seus corredores carrega consigo o brilho da arte e o compromisso de levar cultura e beleza para o mundo.

As apresentações abertas à comunidade são um espetáculo à parte. Elas não apenas revelam o talento dos alunos, mas também reafirmam a importância da arte como elo entre as pessoas, como força capaz de emocionar, inspirar e transformar a realidade. É na expressão de cada nota musical, no traço de cada pintura, no movimento de cada dança e na emoção de cada cena teatral que a Heitor de Lemos cumpre sua missão: formar artistas, sim, mas também formar cidadãos mais sensíveis, conscientes e preparados para a vida.

Rio Grande é privilegiada por ter essa escola abençoando sua história e seu povo. Que venham muitos e muitos anos de arte, aprendizado e emoção! Parabéns, Escola de Belas Artes Heitor de Lemos! Que sua luz continue brilhando e iluminando gerações!"

Hoje a escola tem mais de 830 alunos e está aberta à comunidade.

Ela oferece cursos regulares e nas imagens podemos ver o Simpósio de Arte-Educação que integram várias atividades, e a exposição do Confluências Poéticas.

Imagens: Acervo Escola de Belas Artes Heitor de Lemos.


























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bibliotecas e Inteligências Artificiais

0,001 Milissegundos de Instantes Eternos

Arquivo Vivo: Pós-Enchente